terça-feira, 12 de outubro de 2010

Notícias da IMUB - Pastor Edison e sua esposa Mírcia visitam nossas missionárias em Nampula

Notícias da IMUB - Pastor Edison e sua esposa Mírcia visitam nossas missionárias em Nampula:

Um projeto do coração de Deus.

Tudo começou com um desafio aceito pela Diretoria Geral da IMUB em 2003, com o propósito de evangelizar uma das etnias do povo Moçambicano, os Makuas...

Naquela época, o Distrito Nordeste acatou o desafio de preparar irmãos para serem missionários.

As irmãs Ruth (de Porto Seguro) e Neângela (de Itagimirim), que já tinham um chamado missionário ardendo no coração, começaram a preparar-se para irem ao campo.

Despois de concluir cursos de missões transcultural, ambas ficaram na região Sul da Bahia ministrando sobre missões e procurando despertar a consciência missionária nas Igrejas. Enquanto isto, a Comissão de Missões da Diretoria Geral, sob a direção dos missionários Ted e Grace Veentra, dava os passos necessários para juntar recursos e abrir o caminho para o envio delas.

Finalmente, em setembro de 2007, elas foram para a cidade de Nampula, capital da província de mesmo nome, em Moçambique.

O Plano era ficarem por um ano visitando lugares e conhecendo a cultura do norte de Moçambique, lugar onde predomina a etnia makua, para adquirir experiências e estabelecer uma estratégia de trabalho. E tudo isto começou a ser feito sob a tutela e apoio da Missão Betesda, que é um braço moçambicano da Igreja Betesda de São Paulo, do Pr. Ricardo Gondin. Este apoio é necessário porque ninguém pode atuar em Moçambique sem a cobertura legal de uma missão já registrada, e eles nos concederam este apoio sob a supervisão da missionária Ione, que já está em Moçambique há muitos anos. Assim, o plano começou a ser implantado.

Seguindo este plano, elas retornariam ao final de 2008 para passarem um ou dois anos preparando uma equipe que fosse com elas para iniciar um trabalho.

Entretanto, no decorrer do ano 2008, por ação do Senhor, converteram-se os primeiros discípulos na periferia de Nampula. A partir de então elas passaram a dedicar-se ao trabalho de discipular e mais pessoas começaram a se converter... não puderam mais voltar... agora tinham que cuidar de uma igreja recém-nascida...

A Diretoria Geral entendeu então que é preciso preparar casais que possam ir, já que a estrutura familiar é muito importante no estabelecimento de uma igreja numa nação... e estamos agora neste processo.

Em outubro de 2009 o Pr. Edison e sua esposa Mírcia foram a Nampula para uma visita de 15 dias às missionárias... Ficaram muito felizes com o que viram... novos discípulos sedentos da palavra e aprendendo a sofrer por Jesus. Famílias sendo estruturadas e aconselhadas e crianças louvando a Deus.

O Pr. Edison e a Mírcia ministraram um curso para casais, tiveram um tempo de instrução para os futuros líderes e também realizaram o primeiro batismo, quando os primeiros 16 discípulos desceram às águas em testemunho de sua fé.

Também foi feito o primeiro casamento coletivo, com quatro casais que agora estavam legalizando a sua união e crendo no propósito de Deus para as famílias.

Moçambique é um lugar que tem muito em comum com o Nordeste brasileiro, especialmente a Bahia, que tem raízes africanas bem profundas.

Mas é também uma terra com costumes e crenças muito diferentes, com predominancia de uma mistura de feitiçaria com a fé muçulmana.

As necessidades são imensas, pois é um país bebê, cuja independência foi conquistada em 1975 e sofreu com uma cruenta guerra civil até 1994.

Ao ver as necessidades e o trabalho árduo das missionárias, o Pr. Edison voltou com o desafio de se adquirir um veículo para aquela obra... e é por isso que você tem em mãos este relato, para que possa investir numa igreja nascente e orar pelos milhares que estão clamando por salvação.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário